Solventes para Tintas
Solventes para tintas, são solventes adicionados à tinta para deixá-la com a viscosidade ideal para aplicação. Os solventes são substâncias líquidas, capazes de dissolver uma substância ou material. Geralmente os solventes químicos apresentam as características de serem inflamáveis, lipossolúveis, alto nível de volatilidade e evaporam facilmente. Eles podem ser prejudiciais a saúde e não devem ser inalados, podendo provocar efeitos alucinógenos entre outros problemas graves.
Cada tipo de tinta requer uma especificação de solvente diferente, portanto cada tinta é classificada de acordo com o solvente específico. A aplicação dos solventes se dá em tintas insolúveis em água, tanto com solventes orgânicos como não orgânicos, dependendo da necessidade específica da sua utilização. Por exemplo tintas sintéticas e tintas usadas em flexografia usam diferentes tipos de solventes. Alguns exemplos da utilização de solventes para tintas são: tintas sintéticas, nitrocelulose, epoxy, tintas automotivas, flexografia, serigrafia, tintas industriais, entre outras.
Uma dúvida muito comum é confundir thinner com solvente. Os dois estão, realmente, coligados entre si e por isso essa é uma dúvida muito comum, mas há diferenças na composição dessas as duas substâncias.
O thinner também é um diluente, mas com alto poder de obstrução. É feito a partir da mistura de alguns compostos químicos e de solventes. Como no caso dos solventes, também existe um thinner correto para cada situação. Ele é utilizado para dissolver tintas feitas a base de resinas sintéticas sem comprometer suas propriedades.
O solvente é um composto mais puro e mais suave em comparação ao thinner. Ele decompõe o material aplicado, comprometendo ou não a qualidade do mesmo.
Um dos solventes para tintas mais famoso é a Aguarrás, quem trabalha com tintas, máquinas, ferramentas ou motores sabe que a utilização dela é quase indispensável. Aguarrás é um solvente para tintas desenvolvido para diluir tintas e esmaltes. Também pode tirar manchas de piche, limpeza de ferramentas, acessórios cromados e até mesmo inox.
A utilização e ou a disposição inadequada de solventes químicos pode ocasionar a contaminação do solo e da água subterrânea. O uso de solvente deve ser realizado tomando-se todos os cuidados e restrições necessárias, respeitando e atendendo a Legislação aplicável ao seu uso.